Pessoas não afetadas pela depressão dificilmente podem imaginar isso: passar o dia inteiro com a cabeça ligada em pensamentos negativos. O trabalho cotidiano, ou a escola, torna-se um fardo. O vazio interior, a tristeza e a falta de esperança são companheiros constantes. Esses são alguns dos sintomas da depressão.
A doença não deve ser banalizada – ainda que deva ser claramente distinguida de um mau humor sazonal. Se as emoções negativas persistirem por semanas, ou por meses, e restringirem cada vez mais a pessoa afetada em seu dia a dia e bem-estar, o freio de emergência deve ser puxado.
Sintomas da depressão
Existe uma distinção da depressão, entre unipolar e bipolar. A unipolar é a depressão “clássica”, caracterizada pela tristeza de longa duração. Pessoas afetadas pela depressão bipolar também experimentam condições de profunda tristeza e vazio interior, no entanto, ela costuma ser alternado com o sentimento de euforia. A depressão bipolar geralmente se manifesta em indivíduos com Transtorno Bipolar.
Conheça os principais sintomas da depressão, a seguir.
1# Ansiedade e medo
Pessoas afetadas são atormentadas pela ansiedade ao longo do dia. O medo é geralmente sobre situações ou preocupações cotidianas.
2# Perda de concentração
Fica cada vez mais difícil se concentrar em tarefas cognitivamente exigentes. Isso pode ocorrer no trabalho, na escola, universidade ou em outras situações.
3# Desesperança
As pessoas acometidas pela doença estão presas em laços de pensamentos negativos, que afetam tudo na vida. Esperança, coragem e motivação se perdem, assim como otimismo e sentimentos de amor.
4# Instabilidade emocional
Neste caso, o indivíduo com depressão é mais propenso a lágrimas e explosões emocionais. Às vezes, são apenas pequenos problemas que causam alterações bruscas de humor.
5# Tristeza
Um sintoma característico da depressão é a tristeza. Ela representa a falta de alegria no dia a dia e de prazer nas coisas simples do cotidiano.
6# Vazio interior
As emoções continuam embotadas e os indivíduos sentem-se cada vez mais sem emoções.
7# Pensamentos suicidas
Estes são ocasionalmente expressos e devem causar preocupação em amigos e familiares. Sempre leve os pensamentos suicidas de um conhecido a sério e reaja de acordo.
8# Distúrbios do Sono
A regeneração noturna torna-se pesada e estressante, enquanto os sofredores se pressionam cada vez mais. No início, eles se sentem ainda mais cansados do que na noite anterior.
9# Perda de libido
Luxúria e amor são sinais normais da mente e do corpo. Aqueles que sofrem de depressão, no entanto, têm menos desejo sexual. Isso porque o corpo reage ao desequilíbrio químico típico da doença.
10# Inquietação
Em situações realmente silenciosas, pessoas depressivas sentem repentinamente inquietude e ansiedade. Este comportamento é perceptível no balanço nervoso dos pés e mãos, além da contração inquieta dos olhos.
11# Dor
Certas partes do corpo enviam sinais de dor, que se originam da depressão. Especialmente as costas e a cabeça são afetadas.
12# Aperto no peito
Uma sensação de que alguém está sentado em seu peito. Respirar torna-se difícil e o peito fica apertado. Esta é uma reação típica de quem sofre com angústia.
13# Perda de controle
Pessoas com depressão apresentam sintomas bastante característicos quanto às finanças. Perdem o controle de seu dinheiro, de planos para o futuro, das obrigações no presente ou de relacionamentos.
Ao perceber qualquer um destes sintomas da depressão, não hesite em buscar ajuda de um psiquiatra.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Goiânia!