Insônia

5 Principais Causas da Insônia

Ter bons hábitos de sono é uma das melhores formas de garantir uma boa qualidade de vida. Por isso, a insônia pode trazer sérios problemas para a saúde do indivíduo. São muitas as possibilidades associadas às causas da insônia, mas existem alguns transtornos que, frequentemente, são os responsáveis por esse distúrbio do sono. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa patologia, conheça agora o que é a insônia e quais são as suas cinco principais causas.

O que é insônia?

A insônia é um distúrbio que interfere diretamente na qualidade do sono das pessoas, impedindo que elas adormeçam ou que permaneçam dormindo durante toda a noite. De acordo com a medicina, o período padrão para um sono restaurador deve ser entre sete e oito horas, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

O fato é que cada vez mais a insônia está presente na vida das pessoas, com um número crescente de doentes. Um estudo do norte-americano Thomas Roth, PhD na ciência do sono, comprovou que 1/3 da população mundial tem ou já teve algum sintoma dessa doença.

Geralmente, esse distúrbio do sono aparece em algum momento da vida e depois desaparece sem deixar vestígios. Contudo, existem pacientes que desenvolveram uma insônia crônica, que perdura por muito mais tempo que o normal.

Quais são as causas da insônia?

As causas da insônia podem ser orgânicas, mas esse é o fator menos comum. Elas ocorre quando há uma produção anormal de serotonina pelo organismo. As causas psíquicas, no entanto, são a origem da maioria dos casos.

Entre as causas psíquicas, conheça os cinco principais fatores que contribuem para o aparecimento da insônia:

1. Ansiedade

Você já ouviu falar em TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada? Pois é, essa é a causa mais frequente diagnosticada nos consultórios. As pessoas que sofrem deste transtorno estão sempre conectadas com as preocupações do dia a dia e não conseguem se desligar desses pensamentos.

Ao desencadear a ansiedade, o paciente perde a tranquilidade e consequentemente, afeta o seu sono. Outro fator bem comum é quando a dificuldade em dormir se transforma em uma preocupação exacerbada, retardando ainda mais esse processo.

2. Estresse

Assim como a ansiedade, as preocupações excessivas com trabalho, estudos ou saúde podem desencadear o estresse. Dessa forma, o cérebro permanece ativo durante toda a noite, bloqueando as possibilidades da pessoa vir a adormecer.

O estresse também pode ser consequência de um trauma, como um acidente ou a morte de algum ente querido, pela exaustão física em decorrência do excesso de atividades ou de mudanças bruscas na sua rotina. De acordo com pesquisadores, as mulheres são mais suscetíveis ao quadro de estresse, devido à complexidade do sistema nervoso feminino.

3. Depressão

Outra patologia que afeta a tranquilidade dos seus pacientes é a depressão. Nesses casos, as dificuldades para pegar no sono são comuns. Após muitos estudos, os cientistas descobriram que pessoas que sofrem de depressão são mais propensas a desenvolverem a insônia.

4. Idade

Com o avanço da idade, o relógio biológico muda e altera também a necessidade do sono. Geralmente, idosos adormecem mais cedo à noite e despertam bem antes do que o padrão. A falta de atividades físicas, a predisposição a algumas doenças comuns à idade e o uso constante de medicamentos também são responsáveis pelo aparecimento da insônia.

5. Maus hábitos

A manutenção de maus hábitos é o principal fator agravante para o desenvolvimento de várias doenças e com a insônia não é diferente. Muitas pessoas possuem maus hábitos sem ter a noção de como eles interferem na qualidade do seu sono. Como por exemplo:

  • Dormir em frente à televisão ou em ambientes desconfortáveis;
  • Tomar bebidas carregadas de cafeína, como chás, refrigerantes e café, antes de dormir;
  • O fumo e o álcool também dificultam o sono;
  • Dormir logo após ter uma alimentação pesada ou excessiva;
  • Uso constante de aparelhos eletrônicos antes de dormir.

Enfim, existem diversas situações que podem ser tratadas como causas da insônia. Mas, após todas essas informações, você com certeza já sabe o que precisa evitar para ter uma longa e tranquila noite de sono.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Goiânia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe